..
 

FLIM 2011: Madalena está pronta para sua festa encantada

Os moradores de Santa Maria Madalena estão prontos para participarem ativamente da segunda festa literária do município, a FLIM 2011. Desde a primeira edição, em 2010, o evento anima habitantes e turistas durante todo um fim semana, com atividades de leitura, teatro, pintura, artesanato e música, sempre em torno do ofício de escrever romances, poemas, peças e contos. 

A programação prevê mais de 40 atrações nas ruas, praças e prédios do centro histórico da cidade serrana. A autora e diretora Maria Clara Machado (1921-2001), criadora de clássicos do teatro infantil brasileiro, como Pluft, o Fantasminha e A Bruxinha que era Boa, foi escolhida como homenageada especial.

Embolada e arte abstrata

A FLIM OFF, programação extra-oficial da FLIM, está crescendo e promete bombar, com atrações variadas para todo tipo de gosto.A dupla pernambucana de embolada Caju & Castanha vai se apresentar no sábado à noite. Mestres do repente nordestino, ao qual misturam elementos de outros gêneros, como o rap e o funk, Caju & Castanha tem mais de 20 CDs gravados e são autores de sucessos como Vamos cantar embolada, A despedida de Ronaldo e O pobre e o rico. Caju & Castanha começaram a carreira ainda meninos e já foram até tema de documentário assinado por Walter Salles, o diretor do filme Central do Brasil.

Outra atração OFF será a exposição de telas do pintor, poeta e jornalista Martinho Santafé, diretor da revista Visão Socioambiental, editada em Macaé. São quadros abstracionistas, em acrílico e guache sobre MDF. O restaurante Varanda da
Serra Deguste está preparando o espaço para expor as obras de Martinho.

Ressaltar a importância do saber é o motivo básico da festa, que combina, em cada atração, cultura e lazer. A delicada arquitetura exibida pelas casas dos tempos dos barões do café e a exuberância das matas que cercam a cidade são um atrativo a mais para quem queira aproveitar a oportunidade de combinar turismo cultural e ecoturismo.

Escritores, músicos e artistas plásticos de outras cidades vão se apresentar na festa. Para ser incluída na programação oficial, a pessoa tem que inscrever seu trabalho com antecedência, e a programação já está fechada. Mas quem ficou de fora tem a oportunidade de mostrar sua face criativa na FLIM OFF, um conjunto de atrações paralelas que prometem animar ainda mais a festa.

A abertura da FLIM 2011 será no dia 26 de agosto (sexta-feira), às 19 horas, com o Coral de Madalena interpretando as canções preferidas de Maria Clara Machado. No sábado à noite, a escritora Eurídice Pessoa comandará um encontro de poetas em que atualizará para o século 21 uma antiga tradição madalenense, o sarau.  Ainda na mesma noite, no Clube Montanhês, o diretor carioca Wal Schneider apresentará peça que combina a obra de Maria Clara com a de outros autores.
Exposições, leitura de textos, dramatizações, oficinas, recital de piano, troca e distribuição de livros estão previstos para os dias 27 e 28, em diferentes horários. A programação oficial completa e notícias da FLIM podem ser encontradas no blog  http://flim-festaliterariademadalena.blogspot.com

Contato para informações adicionais e entrevistas:
Secretaria Municipal de Educação: Nelson Saraiva – tel. (22) 2561-1226
ACIAM: Mario Vahia – (22) 9825-8647 

 


 
Cadastro Newsletter
Nome:
E-mail:
Joomla Random Flash Module by DART Creations

..Todos os direitos reservado para Revista Visão Socioambiental - 2009
..© Site Desenvolvido por ACONCORRENTE.COM